O QUE É ESG? 

Três letras que têm movimentado o mundo dos negócios: ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (ASG: ambiental, social e governança, em português respectivamente). Trata-se de uma tendência sustentável que, além do aspecto ambiental, agrega as causas sociais e de governança. É um conjunto de padrões e boas práticas que visam definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. 



E (Environmental ou Ambiental, em português): Refere-se a práticas para mitigação ou eliminação de impactos negativos na natureza, ou seja, atuação sobre temas como: aquecimento global, gestão de resíduos, poluição etc.  

S(Social ou social, em português):

Diz respeito à relação de uma empresa com as pessoas que fazem parte do seu meio, em outras palavras, respeito aos direitos humanos e trabalhistas em todo seu processo produtivo, buscando diversidade e inclusão e gerando impacto positivo na comunidade.

G (Governance ou Governância, em Português):

Por fim, a última letra faz referência a ações de liderança, transparência, compliance e políticas anticorrupção, resumindo trata-se da administração da empresa.  

POR QUE ADOTAR?

Com a transformação dos hábitos de consumo, a chegada dos Millenials e da Geração Z ao mercado de trabalho e a importância de se discutir questões sociais e ambientais, torna-se impossível fechar os olhos para a sustentabilidade nos negócios. Cada vez mais pessoas procuram empresas com responsabilidades sociais e ambientais, tanto para consumir seus produtos quanto para trabalhar ou investir nelas. Entre as principais vantagens em se adotar práticas ESG estão: ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, maior satisfação dos colaboradores, clientes e investidores, confiança na empresa graças à transparência nas prestações de contas, diminuição dos custos de produção, maior retorno em investimentos, maior valorização de ações na Bolsa de valores, melhoria da imagem da empresa na comunidade em geral e a melhoria das condições de vida no planeta.

Empresas que adotam os princípios de ESG tiveram performances melhores durante a pandemia devido a sua capacidade de governança, seus feitos na redução da desigualdade e pela geração de impacto em um momento de profunda instabilidade. O amplo conceito de propósito e engajamento social tem ganhado novos traços com a pandemia e influenciado cada vez mais os consumidores a escolherem marcas que apoiem causas e tenham direcionamentos de menor impacto. De maneira geral, as empresas, ao seguirem esses padrões, também se tornam mais bem preparadas para gerenciar riscos operacionais e específicos, tornando seus resultados menos voláteis. Por apresentarem menor risco e menor volatilidade, consequentemente, têm menor custo de capital, resultando em avaliações financeiras mais altas.  

ESG NA ELGSCREEN


Nós, da ELGScreen, sabemos sobre a importância das ações sociais para agregar valor e gerar bem-estar comum. Por isso, estamos constantemente buscando auxiliar instituições que praticam essas ações.


Em respeito ao meio ambiente, visando diminuir os impactos ambientais de nossas ações, nosso centro de distribuição de produtos realiza coleta de materiais (caixas de papelão, entre outros) destinando - os a reciclagem.  

Salvar e ajudar vidas também é importante para a ELGScreen, contribuímos financeiramente para a “Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE”, entidade filantrópica sem fins lucrativos de direito privado, responsável pelo atendimento de Pessoas com Deficiência Intelectual, desde 0 ano até o fim da vida realizando serviços de saúde, educação, assistência social, proteção e capacitação. Também doamos alimentos, produtos de limpeza e higiene à instituição filantrópica “Casa de Apoio Luz Divina” que oferece hospedagem e apoio a crianças de 0 à 15 anos portadores de câncer e outras patologias (não contagiosas), juntamente com seu acompanhante, oriundos de outros estados do Brasil, proporcionando apoio necessário para que possam enfrentar as dificuldades do dia-a-dia ocasionadas pela doença. 

Governar, administrar e controlar nossas ações para criar novas formas de melhorar e manter os processos sempre são considerados pela empresa. Para manter uma melhor relação e transparência com os colaboradores a ELGScreen implementou em sua intranet um canal de denúncia anônima com isso garantindo sempre um bom relacionamento entre os colaboradores e para com a empresa.

QUER FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES DO MUNDO DA INFORMÁTICA?

É só preencher o formulário ao lado e pronto!